Vestfália

Vestfália é uma região histórica alemã, conhecida por ter sediado a famosa Paz de Vestfália - mais precisamente os tratados de Münster e Osnabrück . Esses acordos puseram um fim a calamitosa guerra dos trinta anos, que incluiu todos os grandes Estados da Europa Central de 1618 a 1648.

terça-feira, maio 10, 2005

O Patriota

"O Patriota", produzido nos EUA no ano 2000, retrata o contexto histórico americano do século XVIII nas décadas de 70 e 80, quando as colônias se mobilizaram, com exceção de colônias do Sul, inicialmente fiéis à coroa britânica, para a luta pela independência. Interpretado por Mel Gibson, Benjamin Martin foi o personagem representante dos heróis da independência, segundo o diretor Roland Bemmerich. Camponês, ex-combatente em Wilderness, Benjamin se opôe à guerra até que essa o afeta diretamente com a morte de seu filho Thomas. Com isso, passa a comandar milícias que vão aterrorizar o exército britânico, pelos constantes ataques surpresas e pela dificuldade de serem encontrados.
O filme mostra muito eficientemente com que sentimento os colonos americanos entram na guerra com a maior potência militar da época, mesmo sendo inexperientes e mal treinados. Foi preciso força, coragem, ódio e esperança para que homens se sentissem honrados em lutar pela nação americana, jovens festejassem a convocação abdicando a própria vida em nome da liberdade. Patriotismo exagerado sim, mas necessário. Nomes importantes como o de Paine e John Adams são omitidos no filme, tendo sido essenciais na divulgação das idéias iluministas. A imprensa e a intensa distribuição de jornais foram meios de divulgação, além dos discursos em praças públicas. Se não fosse por um homem gritando ações políticas do Rei George e do Parlamento, ficariam obscuros os motivos políticos que levaram o povo a revoltar-se no filme.
A história teve seu foco na guerra. As manobras dos exércitos continental e britânico foram bem colocados, mas o destaque ficou para a milícia reunida por Benjamin Martin. As milícias foram importantes para deter o exército no campo, mas não teriam sobrevivido sem o apoio das tropas do exército continental. O heroísmo de George Washington foi substituído pelo heroísmo de Martin e seus homens no filme.
A produção tentou ser fiel à história, e em geral, fez um bom trabalho. Faltou mostrar mais a reação dos burgueses, a origem da revolta, das idéias revolucionárias e principalmente assumir que a igualdade conquistada não representava igualdade plena.

1 Comments:

Blogger Dominique said...

Ana Clara,

seu trabalho ficou bom, bastante claro. Minha única dúvida é no final. Você diz que "a produção do filme tentou ser fiel à história" e que "fez um bom trabalho", mas logo depois você põe o que faltou, e faz uma lista relativamente grande com questões muito relevantes para o esclarecimento da história. Me parece meio incoerente isso.

Fora isso, ficou bom.

11:14 AM  

Postar um comentário

<< Home